5 EVENTOS A NÃO PERDER EM VILA REAL

Cirurgia Maxilofacial
Dezembro 5, 2017
COMO ENCONTRAR O MELHOR DENTISTA
Maio 10, 2019
Mostrar Todos

Cidade capital da província de Trás-os-Montes, Vila Real ergue-se a 427 m sobre forma de península entre os rios Corgo e Cabril. Nesta região, sobressaem belas paisagens rurais e naturais que valem mesmo a pena visitar. O reino maravilhoso de Miguel Torga, é uma cidade pequena, mas cheia de vida, personalidade e eventos culturais que não vai querer perder.

ROCK NORDESTE

O Rock Nordeste, evento de música Portuguesa, inunda Vila Real com os seus sons na segunda quinzena de julho. A sua génese remonta à década de 80, no entendo, foi nos anos 90 que conheceu o seu ponto alto. Este evento que surge com o objetivo de divulgar novas bandas no panorama musical português, foi reeditado em 2004 pela Câmara Municipal de Vila Real no sentido de alargar a possibilidade de participação a bandas de todo o país. Em 2011 o Festival conheceu outra dimensão, passando a ser realizado no Complexo de Codessais, num ambiente próximo do rio Corgo, do parque de campismo e das piscinas municipais, e com uma operação logística de maior envergadura. A organização do Festival passou então a ser da responsabilidade de uma outra entidade: a Associação Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro, em parceria com o Município de Vila Real. A Edição de 2018 contou com nome como Manuel Cruz, Bonga, Capitão Fausto, entre outros. No que toca à próxima edição, ainda não tem foram lançados os nomes que vão constituir o cartaz. No entanto, prometemos que é um evento a que vale sempre a pena ir! Para além da entrada ser livre os espaços verdes que fazem parte do festival são muito agradáveis.

CORRIDAS WTCR

O Circuito Internacional de Vila Real é um circuito citadino com 4.600 quilómetros desde 2007. É neste Circuito Internacional que decorrem as famosas "Corridas de Vila Real". Estas Corridas constituíram durante muitos anos o mais importante cartaz turístico de Vila Real, sendo sem dúvida a marca da Cidade Transmontana, tanto no panorama Nacional como Internacional. Aproveitando as características das estradas que faziam a ligação entre o centro de Vila Real e as imediações do Palácio de Mateus, foi-se estabelecendo um primeiro circuito com 7.150 m, que com algumas alterações e algumas interrupções, nomeadamente durante a 2ª guerra mundial, passando mais tarde a ter a extensão de 6,950 quilómetros, versão que se manteve até 1983. As décadas de 60 e 70 marcaram uma “golden era” do evento, com a participação de diversos pilotos de elevado prestígio a nível mundial como David Pipper, John Miles, Stirling Moss, entre outros. A próxima data das Corridas está marcada para os dias 5, 6 e 7 de julho de 2019 e promete trazer novidades aos aficionados pelo WTCR, devido às comemorações da 50ª edição das corridas. É, portanto, um evento que deve já marcar no seu calendário!

SEMANA ACADÉMICA

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) é a entidade responsável pela realização da Semana Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Como seria de esperar, este evento é um dos pontos mais altos do ano para os estudantes de todos os anos académicos, principalmente para caloiros e finalistas. A cidade entra literalmente em modo académico durante uma semana, que promete, todos os anos, ser pura diversão! Este ano o evento decorreu entre 25 de Abril e 1 de Maio e contou com nomes como Mishlawi, ProfJam, Holly Hood, Wet Bed Gang, Stereossauro, Linda Martini, Ena Pá 2000, Deejay Telio e Cálculo. É de salientar a medida ecológica adotada nesta edição: a utilização de copos reutilizáveis, em vez de descartáveis. Assim, segundo a AAUTAD, os copos reutilizáveis vão ser colocados à disposição dos estudantes, mas devem ser utilizados de forma consciente e ponderada. Se procuram descontração, bom ambiente e música até ao nascer do dia, este é um evento a que não podem faltar.

BOREAL - FESTIVAL DE INVERNO

O Boreal – Festival de Inverno, conheceu no ano de 2019 a sua quarta edição, que decorreu nos dias 22 e 23 de Fevereiro. Este festival apresenta todos os anos uma programação eclética, pretendendo transformar o Teatro de Vila Real num único palco para artistas emergentes e os já conhecidos do público. Entre eles estão nomes como os Electric Man, Meera, Ângela Polícia, Allen Halloween, Left, Turquoise, Galo Cant'Às Duas, Anarchicks, Flak e Glockenwise. O fest foi concebido tendo por conceito base o objetivo de quebrar com a sazonalidade dos festivais e eventos culturais, continuando a trazer público e turistas à cidade mesmo no tempo de Inverno. Uma urbe que segundo Eugénia Almeida, vereadora da Cultura, se afirma cada vez mais na vertente cultural. Os locais escolhidos para a realização deste festival foram o Grande e o Pequeno Auditório do Teatro, bem como o Café Concerto. Espaços já explorados nas anteriores edições que funcionaram da melhor forma! Não perca este festival de sazonalidade e conceito peculiares!

SANTO ANTÓNIO

As festas em honra de Santo António, o famoso Santo Casamenteiro, revelam-se como um dos pontos mais altos das Festas da cidade Vila Real. Desta forma, a cidade trasmontana ganha inegavelmente um especial contorno colorido, movimento e alegria. Da Feira de Gado Maronês e Concurso Nacional de Gado Maronês, à Feira de Santo António, passando por uma panóplia de iniciativas culturais e desportivas, a vida e animação que enchem Vila Real nestes dias, servem como pretexto a que as suas gentes trasmontanas aproveitem o ambiente quente e harmonioso que a cidade ganha. A Feira de Santo António é considerada pelos habitantes a iniciativa mais tradicional, já que não há mesmo ninguém que não a visite, pelo menos uma vez! Esta Feira encontra-se cheia de comércio, guloseimas e imensas atrações para os mais pequenos que contam, como não podia deixar de ser, com os tradicionais carrinhos de choque. Este evento tem data marcada, todos os anos, dia 13 de Junho, feriado Municipal. Depois deste, dão-se ainda as festas em honra de São João e de São Pedro. É um excelente evento para partilhar com a família, amigos e conterrâneos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *