Dúvidas e esclarecimentos dos Dentes do Siso

Dúvidas e Esclarecimentos dos Dentes do Siso

Dentes do siso

Conhecidos geralmente como os últimos dentes a nascer, os dentes do siso surgem, na maioria dos casos, entre o período final da adolescência e os 20 anos.

Existem muitas dúvidas sobre os mesmos, que passamos a esclarecer:

Os dentes do siso não apresentam valor para o bom funcionamento da sua dentição?

Com o evoluir dos tempos, a nossa alimentação tornou-se mais suave, implicando um menor desgaste dos nossos dentes através do recurso a ferramentas como facas e garfos. Isto retira preponderância na ação dos dentes do siso, acreditando-se até que os mesmos deixem de surgir, em gerações vindouras.
Contudo, os dentes do siso apoiam a trituração e mastigação (se o seu nascimento for correto) em alimentos mais rijos.

Porque é que habitualmente estes dentes são extraídos?

Passamos o tempo todo a ouvir dizer que quando nascem os dentes do siso, os mesmos têm de ser removidos. Ora, isto não é uma questão obrigatória, pois depende da forma como os dentes se enquadram na gengiva. Ou seja, apenas é necessária a sua remoção se estes apresentarem problemas de desenvolvimento ou que condicionem a ação dos outros dentes.

O hábito na sua extração ocorre essencialmente pela sua associação a variados problemas, primeiramente por se encontrarem numa zona de difícil acesso ou por surgirem posteriormente à formação da dentição comum.
Estes são os principais motivos que levam à sua extração:

• Falta de espaço na arcada dentária;
• Erupção anormal (parcial ou incompleta);
• Sisos inclusos (que acabam por ficar “tortos”, em relação ao restante alinhamento no maxilar);
• Dificuldade da higienização (escovagem) dos mesmos.
• Alteração/impacto no alinhamento dos dentes;

O surgimento dos dentes do siso causa muitas dores?

A erupção dos dentes, se não tiver anomalias de crescimento, não causa dor. Contudo, há uma tendência generalizada para que estes dentes tenham erupções incompletas, deixando a gengiva exposta a bactérias e inflamações. Destas inflamações surgem inchaços, mau hálito e rigidez de movimentos.

Para mais informações, consulte a Clínica Médica Avançada e esclareça todas as suas dúvidas.