O QUE VISITAR EM VILA REAL

GASTRONOMIA DE VILA REAL – CULTURA TRANSMONTANA
Maio 10, 2019
Mostrar Todos

A cidade de Vila Real encontra-se localizada entre o Alvão, o Marão e o Douro, e é entrada para o Reino Maravilhoso de Miguel Torga. É conhecida como princesa do Corgo e é uma das mais interessantes cidades para visitar pelas terras de Trás-os-Montes.

PALÁCIO DE MATEUS

Esta Palácio, conhecido nacional e internacionalmente pelas famosas garrafas de Mateus Rosé, é uma mansão barroca do século XVIII, considerada como uma das mansões mais elegantes da Europa e atribui-se ao arquiteto italiano Nicolau Nasoni. A fachada do palácio representa um conjunto harmonioso no qual se destaca a dupla escadaria com balaustrada que conduz à porta principal. Como contraponto desta elevação, todas as esquinas do edifício encontram-se adornadas por altos pináculos apoiados sobre as cornijas. No interior pode visitar-se uma tranquila biblioteca, valioso mobiliário do século XVIII, e um pequeno museu onde se encontra exposta uma valiosa edição de “Os Lusíadas”, obra-prima de Luís de Camões. Uma delícia arquitetónica recheada de cultura e rodeada por belos espaços verdes a não perder!

SERRA DO ALVÃO

A região da Serra do Alvão situa-se a Noroeste de Vila Real, sendo nela predominantes os xistos e os granitos, separados por afloramentos de quartzitos. É aí que se localiza o Parque Natural do Alvão, um Parque que representa um autêntico sonho para os geólogos e verdadeiros amantes da Natureza, já que podem encontrar nele uma variedade enorme de tesouros geológicos bem como belas paisagens que incluem montanhas, vastos pinhais, rios e esplêndidas cascatas de água! Nesta zona é possível estar em contacto com um ambiente rural, caracterizado pela sua tranquilidade inigualável.

FISGAS DE ERMELO

A Cascata de Fisgas do Ermelo é uma fantástica cascata portuguesa localizada junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real. Esta cascata representa uma das maiores quedas de água de Portugal e uma das maiores da Europa! O desnível apresenta mais de 200 metros de extensão cavados ao longo dos milénios da sua existência pelas as águas tranquilas do rio Olo, que nasce no Parque Natural do Alvão. O acesso para a Cascata de Fisgas do Ermelo pode ser feito de várias formas: pelas estradas florestais que ligam Lamas de Olo à localidade de Ermelo ou a partir de Mondim de Basto e Vila Real através da estrada EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo.

PINHÃO

A paisagem desta envolvente vila da região Norte do País é de uma beleza única. Encontra-se rodeada de uma natureza luxuriante com o Rio Douro como companheiro e casas senhoriais, quintas e solares que atestam a riqueza que o vinho do Porto tem concedido à região, estando a vila construída em desníveis que a parecem encaminhar para o encantador rio. Um dos principais conjuntos patrimoniais da vila é a bonita Estação de Caminhos de Ferro, construída no século XIX, bem como a produção do Vinho do Porto, desde a vindima, passando pelo pisar das uvas até ao transporte de rabelo até aos armazéns do Porto. Ideal para um dia em família ou com a sua cara-metade!

MIRADOURO DE S. LEONARDO DA GALAFURA

O Miradouro de São Leonardo da Galafura proporciona panoramas de grande beleza natural sobre o maravilhoso rio Douro, enfatizando assim a excelência da região de Trás-os-Montes. Situado a cerca de 640 metros de altitude, vale a pena contemplar a beleza da região que se situa entre Vila Real e Peso da Régua. Sublinhando a beleza do panorama envolvente, encontra-se um painel de azulejos que parafraseia Miguel Torga: “O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à forma de se desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza.”.

JARDIM BOTÂNICO DA UTAD

O Jardim Botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, reconhecido internacionalmente a partir de 27 de Maio de 1988, constitui uma das coleções vivas mais relevantes de Portugal. Este jardim localiza-se a cerca de 500 metros de altitude, abrangendo os terraços e escarpas sobranceiros ao Rio Corgo, integrados na Reserva Ecológica Nacional e Rede Natura 2000. Atualmente regista cerca de 1000 espécies vivas, formando parte de um variado conjunto arquitetónico – paisagista no interior do campus universitário (Quinta de Prados e Quinta de Nossa Senhora de Lurdes).

SÉ DE VILA REAL

A Sé de Vila Real foi em tempos uma igreja de um convento de monjes dominicanos, conhecida como Igreja de São Domingos. A construção deste convento remonta ao século XV, sendo que a Sé como hoje a conhecemos foi construída no final da era que representa o estilo gótico. Na sua fachada é possível reconhecer as imagens de S. Domingos, e S. Francisco de Assis. Infelizmente, no ano de 1837 sofreu este monumento sofreu um grande incêndio que dizimou a maior parte do património que detinha no seu interior. A torre foi acrescentada no séc. XVIII, e os vitrais foram colocados durante as últimas obras de intervenção (entre 2001 e 2005).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *