Os benefícios de uma dieta equilibrada!

Para que exista uma alimentação saudável, é essencial incluir uma grande variedade de frutas, legumes, grãos integrais, gorduras e proteínas magras. Estes alimentos são indispensáveis para manter o sistema imunitário em pleno funcionamento e prevenir algumas doenças graves, como o cancro. Uma alimentação malcuidada ou pouco equilibrada aumenta significativamente os riscos de contrair doenças cardiovasculares, anemia, hipertensão, doenças intestinais e pode, ainda, levar a episódios potencialmente fatais, como AVCs.

Por outro lado, uma dieta equilibrada, aliada à prática de exercício físico, pode ajudar na perda de peso, diminuição dos níveis de colesterol e pressão sanguínea e, até mesmo, melhorar os níveis de ansiedade a longo prazo. Cada pessoa tem uma dieta única, que deve variar de acordo com a idade e o género. No entanto, a importância de uma dieta completa mantém-se. Na ampla roda dos alimentos, temos todo o tipo de alimentos, sendo alguns mais nutritivos do que outros. Os nutricionistas recomendam o consumo de batata-doce, vinagre de maçã, ovos, azeite virgem, leguminosas, canela, mirtilos, entre outros, visto que são estes que promovem e contribuem para uma vida mais saudável e com maior qualidade. Pelo facto de a alimentação ter tanto impacto na saúde e na qualidade de vida, é essencial manter sempre o contacto com o nutricionista para que a dieta possa ser adaptada facilmente e da forma indicada de acordo com a idade e género.