Fev
A saúde e higiene oral dos bebés e crianças pode determinar a saúde oral dos mesmos na idade adulta. É assim importante ensinar desde cedo alguns cuidados essenciais, porque quanto mais cedo se começa a higiene dos dentes, menor é a possibilidade de se desenvolverem algumas patologias.
Inicialmente deverão ser os pais a fazer a higiene oral do bebé ou criança, pois estes ainda não têm a destreza motora para o fazer.
Até à erupção dos primeiros dentes de leite poderá começar a fazer a limpeza das gengivas com uma gaze humedecida em água, com uma dedeira de silicone ou com toalhitas de xilitol para ajudar a remover restos de leite e bactérias presentes na cavidade oral.
A erupção dos primeiros dentes de leite acontece por volta dos 4 meses. É a partir deste momento que se deve começar a fazer a escovagem dentária, usando uma escova de cerdas suaves e de tamanho adequado à idade do bebé.
Quando começa a existir contacto entre os dentes, o uso do fio dentário é essencial, de forma a prevenir cáries interproximais.
Tanto na escovagem como no uso de fio dentário, quando alcançada a autonomia para realizar esta tarefa é recomendada a supervisão parental na escovagem.
Para escolher a primeira escova de dentes é necessário que tenha em conta a idade indicada na embalagem, pois o fabrico das escovas é feito tendo em conta o crescimento das crianças, de forma a ter o tamanho adequado para não magoar a boca. A escolha da escova também deve cair sobre uma cabeça pequena e redonda, para não magoar e irritar os dentes e gengivas.
Deixamos abaixo todas as opções de escova que pode comprar:
Colocada no dedo de um adulto, é manuseada sem dificuldade na boca do bebé, conseguindo limpar as gengivas, língua e dentes. Pode ser higienizada quando colocada em água a ferver por 2 minutos.
É uma escova de dentes visualmente atrativa para o bebé, ergonómica e fácil de higienizar, da mesma forma que a dedeira.
Este tipo de escovas podem ser utilizadas logo que surge o primeiro dente, devido ao seu design de cabeça pequena e pescoço curto, impedindo a sua inserção exagerada dentro da boca da criança. As cerdas ultra-suaves coloridas e o anel mordedor, permitem a estimulação da gengiva em segurança.
Relativamente à pasta dentífrica, esta deve ser introduzida na higiene oral assim que o primeiro dente nasça. Deverá ter uma composição que contenha 500 ppm de flúor a quantidade a aplicar na escova terá de ser do tamanho da unha do dedo mindinho do bebé.
A partir do momento em que a criança não engole a pasta, a quantidade de flúor do dentífrico pode passar para 1000-1450 ppm, não sendo aplicada uma quantidade superior à de uma ervilha.
A partir dos 6 anos de idade, já poderá utilizar pasta dentífrica de adulto.
Contactos:
Telefone: 259 378 188
Telemóvel (serviço de urgência): 960 277 825
E-mail: [email protected]
Situada na Avenida Cidade de Orense, em Vila Real, a Clínica Médica Avançada está dotada de profissionais empenhados em fazer da sua saúde a prioridade! Pretendemos ajudar a criar sorrisos, e conquistamos a confiança dos nossos pacientes através de um serviço prestado com rigor e experiência. Utilizamos técnicas modernas com resultados eficazes e com um elevado grau de satisfação. Uma vida em grande leva a um grande sorriso!